Postagens

Mostrando postagens de Janeiro 1, 2017

A doença como norte não é o que precisamos

Imagem
A doença como norte não é o que precisamos


Segundo Alan Watts em A cultura da contra cultura . Transcritos editados, um autor  antigo, é verdade, mas que continua atual, “ao que se refere à mente humana, sabemos tanto quanto sabíamos sobre a galáxia em 1300. [...] Nós não sabemos como a psicoterapia é feita, assim como não sabemos realmente como o gênio musical, artístico e literário é consumado.[...]” E a indústria farmacêutica lucra muito todo ano com medicamentos que, muitas vezes, não obtém resultados satisfatórios, ou pior, causam efeitos colaterais terríveis. Existem, na verdade, vários tipos de saúde física e mental – e até espiritual, se levarmos em conta os chakras, a alma e o espírito.  Pelo menos as que são listadas na medicina ayurveda: Vata, Pitta e Kapha.  Em Uma visão ayurvédica da mente . a cura da consciência, David Frawley relata que a “inteligência (Buddhi) é o instrumento da percepção por meio do qual resolvemos as dúvidas e tomamos decisões.”  A mente (Manas), seg…

Nem a arte visionária nem cultura nenhuma precisa disso

Imagem
Nem a arte visionária nem cultura nenhuma precisa disso Adoro a arte psicodélica. Sempre gostei. A cultura psicodélica é fascinante. Estar em viagem sem sair do lugar é tudo o que me restou, sendo medianamente "pobre" de classe média baixa. Eu gostava particularmente da música de Bob Marley e de algumas coisas experimentais do Sonic Youth, gostava de histórias em quadrinhos de Moebius e de arte visionária de Alex Grey, gostava de filmes de Godard e Luc Besson. Ainda gosto. E muito.
 Mas não gosto de ver o que está se fazendo com o braço político da cultura psicodélica ou alternativa ou qualquer que seja a definição que se dê. O libertarismo, usado como trampolim para projeto de poder alicerçado em "benesses" - que de benesse não tem nada - como a liberalização das drogas.
Muitos querem isso e para "isso", vale tudo, até posar de bom moço contra o Donald Trump - outro desgraçado, não tenho nada a favor do Donald Trump pelo contrário - a fim de ganhar votos p…

Estados alterados de consciência para a realização de arte visionária

Imagem
Estados alterados de consciência para a realização de arte visionária É possível alcançar os estados alterados de consciência, os EACS ou os ENOCS, estados não-ordinários de consciência a partir de técnicas naturais, como a meditação, o tai-chi-chuan, a yoga, a recitação, o mantra, a oração ou qualquer tipo de exercício espiritual sem recorrer ao uso de drogas de qualquer tipo. Muito mais relevante - e diverso da experiência com drogas - é este experimento. Não me refiro, obviamente, ao contexto do Santo D´aime e do Vegetal, contexto religioso e espiritual que possui toda relevância e importância tanto quanto à experiência espiritual em si, quanto ao alcance da visão em posterior realização de arte visionária.