Homenageado do HQMix 2015, Lourenço Mutarelli comenta seu afastamento do “Mundo dos Quadrinhos”






Um dos principais homenageados do Troféu HQMix, o escritor Lourencio Mutarelli comenta em entrevista seu afastamento e porque não dizer renuncia ao mundo das HQs.

mutarelli-2O artista cedeu uma entrevista ao jornalista Guilherme Solari do Bol.com.br
comentando a homenagem recebida e as razões que causaram seu
afastamento dos quadrinhos nacionais, o proprio é taxativo quando fala
de sua carreira nos Quadrinhos: “Eu tenho tentado não participar de
nenhum evento de quadrinhos. Se eu sou referência, acho que não vou
continuar sendo por muito tempo, porque eu falo muito mal de tudo isso.
Vou ser amaldiçoado. Eu não tenho mais relação com esse mundo…”
“Eu era outra pessoa”, diz Lourenço Mutarelli sobre sua carreira como quadrinista. “Tenho fetiche por essa coisa do cara que sai para comprar cigarro e some. Larga a sua vida antiga inteira para trás”, disse ao UOL
o também escritor e ator. Agora, às vésperas de ser homenageado por sua
obra no prêmio HQ Mix 2015, que será entregue neste sábado (12) e cujo
troféu desse ano é uma escultura do detetive Diomedes, seu personagem, o
ícone dos quadrinhos underground realmente parece ter deixado as HQs
para ir comprar cigarro e nunca mais voltado.
Com origem nos fanzines oitentistas, o
autor publicou quadrinhos como “Transubstanciação”, “A Confluência da
Forquilha”, “Eu te Amo Lucimar” e a “Trilogia do Acidente”, com o
personagem detetive Diomedes, entre outras. Todas com temática grotesca e
ilustradas com um traço que enfatiza de propósito a feiúra.
Ninguém consegue ler os seus quadrinhos
confortavelmente, nem ele próprio. “O desenho me incomoda, o que eu
fazia antes me incomoda”, disse. “Eu acho que esse traço é bom no
sentido que ele é muito íntegro com o universo que ele relatava. Ele
dava muito a atmosfera daquele ambiente. Por isso não é ruim. É ruim
porque desgasta. De verdade, eu era outra pessoa. Quando eu me lembro do
que eu fazia, parece que não era eu, era um cara que eu conhecia. E que
eu conhecia vagamente.”
“E
o próprio Mutarelli é difícil de ser entendido confortavelmente. Apesar
de ser um dos mais aclamados quadrinistas brasileiros, diz que odeia
fazer e até ler quadrinhos depois que passou a se dedicar à literatura
nos anos 2000. Não se vê no apartamento da Vila Mariana (zona sul de
SP), onde ele mora com a mulher, o filho e quatro gatas, as dezenas de
estatuetas que recebeu, como o Prêmio Ângelo Agostini, o Troféu HQ Mix e
o da Bienal Internacional dos Quadrinhos. “Isso não me diz nada. Eu dei
todos para as pessoas, não tenho mais nem os prêmios literários que eu
ganhei. Não gosto dessa coisa de prêmio e troféu. Gosto quando é em
dinheiro, mas esses eu nunca ganho”, conta, rindo e fumando no sofá
enquanto acaricia sua gata Mentira, deitada em seu colo. “Eu preciso é
de dinheiro. Sou um cara totalmente falido.”diomedes-album
Comentando sobre os premios e homenagens que recebe o artista é enfático ao mostrar razões que 
o afastam desse meio:
E o jornalista continua o bate-papo: Parte
da aversão que Mutarelli sente hoje pelos quadrinhos ele atribui
justamente à quantidade de esforço e desgaste para se criar algo no
formato. “No quadrinho, você precisa trabalhar no mínimo dez horas por
dia desenhando. Escrevendo [romances], eu trabalho menos horas por dia,
trabalho com muito mais prazer. E vivo também. Antes, eu não vivia, só
trabalhava. A morte do meu pai [em 2001] também tirou um pouco do
sentido sobre o que eu fazia. Era muito sobre a relação com ele. Quando
ele morreu,  perdi muito da vontade de fazer quadrinhos, mas era o meu
trabalho ainda. E também não ganhava nada, a minha mulher que me
bancava. Eu ganhava uma merreca.”

mutarelliMutarelli
também não se sente confortável no mundo das HQs. “O meio dos
quadrinhos sempre me incomodou bastante. Os próprios quadrinistas mesmo.
É um meio muito bitolado. Nos quadrinhos, eu me sentia muito deslocado e
já não me sinto mais assim agora na literatura. Eu tenho tentado não
participar de nenhum evento de quadrinhos. Se eu sou referência, acho
que não vou continuar sendo por muito tempo, porque eu falo muito mal de
tudo isso. Vou ser amaldiçoado. Eu não tenho mais relação com esse
mundo.”
São vários comentários do autor, ele
ainda conta sobre seus novos projetos, como um livro que já esta
escrevendo há oito anos e que estará sendo terminado provavelmente esse
ano. A entrevista fecha com o comentário: “E o que mais Mutarelli
tem planejado para o futuro? Nem ele sabe. “Eu nunca tenho uma
expectativa muito longa. Eu penso até janeiro, até fevereiro, se eu
chegar lá. O que eu quero é continuar escrevendo. Quero acabar esse
livro e fazer mais livros. Não tenho uma vontade de fazer nada
diferente.” 








fonte:Homenageado do HQMix 2015, Lourenço Mutarelli comenta seu afastamento do “Mundo dos Quadrinhos” | Zine Brasil - Quadrinhos Nacionais e Super Heróis Brasileiros

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A breve vida da página "Armandinho morrendo violentamente"

Prefeito Joaquim Lavoura